quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Drenagem linfática e disseminação de células neoplásicas


Godette, K; Mondry, TE; Johnstone, PA. Can manual treatment of lymphedema promote metastasis? J Soc Integr Oncol 2006, 4 (1): 8-12.

A fisioterapia descongestiva completa é um programa de tratamento para pacientes diagnosticados com linfedema primário ou secundário, e incorpora a drenagem linfática manual (DLM), uma técnica que envolve a manipulação dos membros afetados.

Existem várias contraindicações em realizá-la.
Contraindicações relativas incluem hipertensão, paralisia, diabetes e asma bronquica.
Contraindicações gerais incluem infecções aguda de qualquer natureza e insuficiência cardíaca congestiva, bem como neoplasia malignas, que é amplamente aceita como contraindicação geral.

Uma idéia em voga é a de que a DLM favoreceria a disseminação e aceleração do câncer.
CONTUDO, pesquisa em cancerologia apontam que este tipo de terapia NÃO CONTRIBUI para a disseminação da doença e NÃO DEVERIA ser excluídas de pacientes com metástases.

O objetivo do artigo é discutir este tema.

OUTRO ARTIGO

Vereecken, P; Mathieu, A.; laporte, M.; Petein, M; Heenen, M. Spread of melanoma after lymphatic drainage: relaunching the debate. Int J Clin Pract 2003; 57 (5): 444-5.

Linfedema secundário da perna pode resultar em destruição de vasos linfáticos após cirurgia de linfonodos. Evidências suportam o uso de fisioterapia descongetiva complexa nestes casos, a despeito da possibilidade de recorrência de tumor devido a esta terapia em pacientes com câncer.

Este trabalho apresenta o caso de uma mulher de 52 anos que desenvolveu metástase in-transit e sistêmica um mês após o início da terapia descongestiva para o tratamento do linfedema.

Um comentário: